Quem somos

O SIRSAN – Sindicato Rural de Santarém, Fundado em 04 de Junho de 1979, reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, em 19 de Junho de 1981, como Entidade Sindical de primeiro grau, com sede e foro na cidade de Santarém, Estado do Pará e base territorial no mesmo Município, constituído por tempo indeterminado para fins de estudo, coordenação, proteção, defesa e representação legal da categoria econômica dos ramos da lavoura, da pecuária, do extrativismo rural, pesqueiro e florestal, independente da área explorada, incluindo a agroindústria no que se refere às atividades primárias, inspirando-se na solidariedade social, na livre iniciativa, no direito de propriedade, na economia de mercado e nos interesses do país.

Alguns dos serviços disponibilizados aos associados do Sindicato:

•  Assessoria Jurídica;
  • Assessoria Ambiental;
  • Assessoria Fundiária;
  • Convênios Médicos, Odontológicos e Farmacêuticos;
  • Declaração de Imposto Territorial Rural – ITR para associados e não associados;
  • Emissão de Declaração de Posse para a regularização Ambiental;
  • Declaração de Produtor Rural para compra de insumos subsidiados;
  • Declaração de Produtor Rural para utilização de Energia Rural;
  • Emissão de Cadastro Ambiental Rural – CAR para associados e não associados;
  • Encaminhamento junto o INSS para o processo de Aposentadoria e Auxílios como Doença e Maternidade por exemplo.

Ao longo dos anos muito tem se feito em prol da melhoria da agropecuária da região do Baixo Amazonas, quer seja pela parceria com empresas e instituições públicas ou privadas, quer através de convênios, palestras, mobilizações entre outras atividades que tem proporcionado a classe maior conhecimento e interação.

Devemos destacar também a decisiva atuação junto á Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará- FAEPA em defesa dos interesses dos produtores da região do Baixo Amazonas, uma vez que através da Federação temos participados de inúmeras discussões que tem contribuído com a classe produtora.

FEIRA

O Sindicato Rural de Santarém como se trata de uma instituição sem fins lucrativos se mantém da prestação de serviços, mensalidade, Contribuição Sindical de seus sócios, bem como dos recursos advindos da realização da Exposição Feira. Assim se tem buscado aumentar a representatividade do Sindicato através do número de associados, serviços prestados e agregando á Exposição Feira novos segmentos da economia como o comércio, serviços, educação, setor imobiliário, construção civil, entre outros o que possibilitou um aumento de mais de 400% no número de expositores.

Com o grande volume de negócios fechados no decorrer das três últimas edições que acontece a cada ano em meados do mês de julho e início de agosto, onde através da parceria de agências bancárias tem possibilitado grandes negócios, quer através da venda de máquinas e implementos agrícolas, motos e carros, como também com a comercialização de animais consagrados nos Leilões, que com o incentivo á Pecuária teve um investimento forte em melhoramento genético e mudança de status sanitário alcançando mais de 330% no valor comercializado se a anos posteriores.

SOCIAL – Com o intuito de envolver cada vez mais os associados e suas famílias o Sindicato tem proporcionado jantares de confraternização a cada último fim de semana de cada mês, onde a cada edição a coordenação é revezada por equipes compostas por associados, ficando a cargo dos anfitriões a organização do mesmo. Esse espaço tem possibilitado momentos de descontração em um ambiente familiar e aproximando cada vez mais a classe produtora e envolvendo a sociedade em geral.

A utilização de Dias de Campo e Palestras Técnicas também são eventos que tem sido cada vez mais apoiados pelo Sindicato Rural a fim de envolver seus associados e apresentar as inovações tecnológicas e lançamento de novos produtos agropecuários.

Dentre algumas conquistas na qual o Sindicato Rural de Santarém participou ativamente registramos a Mudança do Status Sanitário de Febre aftosa para Área de Médio Risco com Vacinação para a região do Baixo Amazonas. Foi então que através da Secretaria de Defesa Agropecuária foi publicada a Instrução Normativa Nº 24 de 06 de Outubro de 2010 em seu Art. 1º – Classificar a Área III do Estado do Pará como Risco Médio para Febre Aftosa. Em comemoração a esse feito no dia 03 de dezembro de 2010 foi realizado um grande churrasco pela conquista, o qual contou com a presença do então Diretor Geral da ADEPARÁ e do Secretário de Agricultura do Estado entre outras autoridades.  Entretanto a luta continua para que tão breve possamos alcançar o status tão almejado de Livre de Febre Aftosa com vacinação.

Outra conquista importante para o Sindicato Rural de Santarém foi Regularização fundiária do terreno do Sindicato pelo período de 20 anos da área ocupada pelo Sindicato Rural que aconteceu na abertura da 34º Exposição Feira Agroindustrial do Baixo Amazonas, onde o Superintendente do Patrimônio da União no Pará – Sr. Lélio Costa entregou ao Sindicato a área com 20(vinte) hectares que compreende as instalações do Parque de Exposições. De acordo com Superintendente da SPU/PA: “a área que está sendo cedida ao Sindicato  do Produtor Rural, dará suporte ao desenvolvimento regional, pois através das feiras e outros encontros que são realizados na área, transformam informações e conhecimento tecnológico em  recursos que serão convertidos para todo o Oeste do Estado do Pará”.

AGRICULTURA e PECUÁRIA

Grande tem sido a luta que visa a Legalização Ambiental das propriedades rurais, onde através de articulações com a FAEPA e órgãos do Estado e a nível federal como MPF, IBAMA, INCRA e SEMA tem contribuído com questões diretamente relacionadas a atividade agropecuária da região, exemplo disso foi a prorrogação do prazo para que os produtores se adequassem aderindo ao Cadastro Ambiental Rural – CAR a fim de viabilizar os produtores a comercializarem sua produção atendendo as exigências legais. Outra participação importante do SIRSAN foi às negociações para elaboração do Decreto 216 de 26/09/2011 que trata da Simplificação da LAR – Licença de Atividade Rural, sendo esse um documento expedido pela SEMA – PA com prazo de validade de 05 anos, que estabelece regras, condições, restrições e medidas de controle ambiental a serem seguidas pela atividade que está sendo licenciada.

Uma parceria que acontece desde 2008 através do Termo de Cooperação Técnica assinado com a TNC – The Nature Conservancy/ Cargill Agrícola e o Sindicato Rural denominado Projeto Soja Sustentável que implica no monitoramento das áreas cultivadas dos produtores que fornecem grãos á empresa. Outro Termo de Cooperação que está prestes a ser formalizado com a TNC/ Cargíll Agrícola/SIRSAN e SEMMA é intitulado Projeto Santarém 100% CAR que visa mobilizar os produtores a aderirem ao Cadastro Ambiental Rural e assim implementar ações em parceria no intuito de promover-se 100% do Cadastramento Ambiental Rural e subseqüentes processos de regularização ambiental dos imóveis rurais existentes no território municipal, de acordo com o  Código Florestal Brasileiro.

Termo de Ajuste de Conduta com os Frigoríficos do município de Santarém que permitiu a ampliação do prazo para que os mesmos se adequassem ás exigências de recebimento de animais de produtores que tivessem realizado o CAR.