Cadeia produtiva do Agronegócio é pauta do GGI

Membros da diretoria do Sindicato Rural de Santarém participaram no dia 24 de outubro, de mais uma reunião do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI/DRS), coordenado pela Prefeitura de Santarém. O encontro foi realizado no auditório do CIAM e teve como palestrantes representantes da Mineradora Alcoa, do Sirsan e da empresa Novo Lar.

A Alcoa abriu a atividade falando dos avanços da empresa no município de Juruti, transformações e números de movimentação financeira e geração de empregos, além do foco em expandir as operações para Santarém.

Em seguida o vice-presidente do Sirsan, Eduardo Momesso apresentou dados sobre a 42ª Feira Agropecuária e Agroindustrial do Baixo Amazonas, balanço financeiro, atividades, eventos e geração de empregos diretos e indiretos. A continuidade da explanação do sindicato ocorreu com o diretor de agricultura Sérgio Schwade que mostrou números de movimentação do setor rural, iniciativas, área ocupadas, culturas e avanços.

Após a apresentação, a representante das Lojas Novo Lar expôs o empreendimento que se instala agora no município. O palestrante final foi o prefeito Nélio Aguiar, que abordou dados como a contratação de profissionais no mês de setembro nos setores econômicos de Santarém. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o município de Santarém superou o saldo de empregos referente aos anos de 2017 e 2018.