Avicultores participam de ações do projeto licenciamento ambiental itinerante

Produtores de aves de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos participaram na manhã de quarta-feira (10), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), das ações do Projeto Licenciamento Ambiental Itinerante. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

A avicultora Patrícia Pereira aprovou a iniciativa. Para ela, tirar o licenciamento ambiental é mais simples do que imaginava: “Como foi colocado hoje, às vezes achamos que a Semma está só para fiscalizar, mas não. Esse Projeto vem mostrar que temos condições de fazer o licenciamento ambiental e nos adequar dentro de nosso setor produtivo. É preciso estar atento às normas ambientais e se adequar”.

A engenheira agrícola Rafaela Nicolau, que faz parte da coordenação do Projeto, informou que a iniciativa vem atender a todas as dúvidas dos produtores e esclarecendo o passo a passo para o licenciamento ambiental.

“Estamos à disposição da população, podem se dirigir a Semma. Seja o empreendedor da indústria, comércio ou produtor rural, nós vamos prestar todos os esclarecimentos necessários para se ter o controle ambiental relacionado a cada atividade”, esclareceu Rafael Nicolau.

O licenciamento é o protocolo base para tratar das questões ambientais pela empresa. Com o documento o empreendedor toma conhecimento de suas obrigações quanto ao controle ambiental adequado relacionado à sua área econômica, podendo ter maiores oportunidades de financiamentos junto a bancos, além de agregar maior credibilidade de qualidade ao produto.

Texto: Júlio César Guimarães – assessoria de imprensa/Semma
Fotos: Ronaldo Ferreira